terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Igreja Mundial seria concorrente da IURD? Sociólogo diz que sim


Fundada depois que o bispo Valdemiro Santiago se desentendeu com Edir Macedo, a IMPD é hoje a igreja que mais cresce no Brasil

Apóstolo Valdemiro Santiago e Bispo Edir Macedo
O crescimento da Igreja Mundial do Poder de Deus chamou atenção do jornal o O Globo que divulgou uma reportagem sobre o ministério fundado pelo apóstolo Valdemiro Santiago. No texto a IMPD é citada como concorrente direta da Igreja Universal do Reino de Deus.
“No momento em que a Mundial mais ou menos clona o nome (Universal), significa concorrência, declaração de guerra”, disse ao jornal carioca o professor de Sociologia da Religião na USP Antônio Flávio Pierucci.
Assim como informamos em uma reportagem exclusiva, a IMPD apesar da pouca idade já possui quase a mesma quantidade de templos que a IURD, fundada em 1977. Hoje são 3.200 templos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, mas o apóstolo afirma que paga 4.5000 aluguéis por mês.
A reportagem também cita a construção da Cidade Mundial que vai erguer na cidade de Guarulhos um templo para mais de 100.000 pessoas. Para eles o templo da Mundial quer bater de frente com oTemplo de Salomão que a IURD está construindo no bairro do Brás, em São Paulo.
Valdemiro Santiago anunciou em uma gravação que a construção da  Cidade Mundial aumentou as despesas mensais da igreja para R$30 milhões. Nesse valor estão inclusos gastos com aluguéis de templos e espaços em emissoras de rádio e TV. Apesar de pedir constantemente para os telespectadores fazerem ofertas para ajudar a obra, Valdemiro gosta de dizer que não precisa do dinheiro dos dízimos para sobreviver.
O jornal O Globo cita que o apóstolo e sua esposa, bispa Franciela, moram num condomínio de luxo em Alphaville e usam helicópetero e avião para se deslocarem. Eles são donos de uma empresa de comunicação e de uma gravadora de CDs. Além disso, a esposa de Valdemiro também é sócia de uma editora de livros e DVDs da igreja. É com a renda dessas empresas que eles se sustentam.
“Hoje, tenho o fogão que eu quiser. Como o que quiser, moro onde quiser. Não dependo de centavos da igreja, nenhuma moeda da igreja, você que frequenta sabe disso”, comentou Santiago em um vídeo.
fonte; noticias gospel

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Os Estados menos evangelizados do Brasil


              Missões Nacionais

Estats

João Cruzué

Complementando a postagem anterior darei sequência às informações já obtidas dos dados coletados da publicação de 2011 do economista Marcelo Neri da CPS/FGV- Fundação Getúlio Vargas. Estes dados revelam que os estados brasileiros com o menor percentual de evangélicos (estimativamente) são Piauí, com 8,2% e Sergipe, com 10,7%. Em contrapartida, o Estado do Acre é o que possui o maior número de evangélicos: 36,64%, seguido de Rondônia, com 30,88%. Outra informação interessante são os Estados que estão abaixo da média dos 20,23%, a começar por Pernambuco, Minas Gerais...

Como é de conhecimento dos leitores, elaborei uma previsão em abril de 2009 sobre o percentual de evangélicos para o Censo de 2010. Com base nas informações colhidas na primeira metade da década passada, em que houve uma interrupção na perda de fiéis da Igreja Católica, estabeleci a estimativa de um percentual de 19% para a população evangélica. Entretanto, depois de 2003, a saída de fiéis da Igreja Católica voltou a crescer, segundo o Prof. Neri, em percentuais acentuados nos mesmos níveis da década dos. 90s.

Também como é de conhecimento geral, os agentes do IBGE não usaram um questionário padrão com um ítem específico para contagem de pessoas por religião. Aliás, isto sempre foi feito por amostragem estatística. Daí, como o resultado do item "religião" não foi ainda divulgado pelo Censo IBGE 2010, o único trabalho confiável é do economista Marcelo Côrtes Neri do CPS/FGV. Ele e sua equipe pesquisaram milhares de questionários e microdados do IBGE e chegaram à estimativa de 20,23% da população evangélica, no final de 2009.

Com base na publicação da equipde de Marcelo Neri, "Novo Mapa das Religiões no Brasil", e dos resultados da população por Estados do IBGE, elaborei a tabela acima acrescentando uma coluna para a quantidade estimada de evangélicos por estado, multiplicando o percentual da primeira fonte pela população oficial do Censo 2010, do IBGE.

Meu objetivo com esta síntese em forma de tabela é fornecer dados aceitáveis para eventuais planos de evangelização de Igrejas e Ministros, focados nas áreas menos evangelizadas. A pregação bíblica do Evangelho necessariamente leva Jesus (e não uma religião) aos que ainda não O aceitaram formalmente.

Em Cristo, 

Irmão João Cruzué 
 via http://confeitariacrista.blogspot.com/

domingo, 4 de dezembro de 2011

INFORMATIVO MIL




MIL – MISSAO INTEGRAL ITAQUA

SECRETARIA DE MISSOES DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM PQ PIRATININGA ITAQUA


INFORMATIVO DA MIL

Devemos entender Missões como a proclamação extensiva do propósito redentor de Deus, através de mensageiros humanos chamados por Ele e enviados pelas igrejas locais, a campos distantes. (Atos 13:1-4)

A responsabilidade missionária é de todo o povo de Deus para saírem com o alvo de fazer discípulos e estabelecer igrejas, transpondo barreiras geográficas ou culturais.

É preciso compreendermos missões como um empreendimento de todos os membros: no serviço, na adoração, na comunhão, nas orações, nas contribuições, na evangelização. (Atos 2:46-47)